segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sarau - Banho de Brasilidade!

Estivemos participando de um evento chamado Sarau da Comuna, idealizado pela Comunidade de Jesus de São Bernardo do Campo em 24/07 e 25/07.
Realizado apenas uma vez por ano, fica muito difícil perder, nós que somos amantes de música e de arte Cristã Brasileira! Ficamos, eu e minha esposa, chateados por não participar de outro evento importante na nossa igreja, a EBF dos Jovens de nossa federação. Mas como temos o tino e a vontade de servir a Deus através da música, decidimos, com muita dificuldade então, não perder esta oportunidade de participar.
Nossa participação no Open Mic Festival na sexta-feira me pareceu muito discreta, mesmo porque tocar frente a uma banca de jurados como Glauber Plaça, Silvestre Kullmann, Stênio Marcius, Gerson Borges entre outros, observar Eliezer Venâncio (grande compositor), Wanda Sá (cantora de Bossa Nova) e Telo Borges (parceirão do Milton Nascimento) na platéia e ver os participantes de alto nível tocarem antes de mim me fez tremer... Como eu estava dizendo... participação discreta... vou contar o que nos emocionou...
Estávamos comemorando o nosso 2º lugar não esperado e conversando com um bocado de gente quando fomos surpreendidos pela Wanda Sá, que tão simpática fez rasgados elogios sobre a voz da Renata (que timidamente não sabia o que dizer) e sobre os rumos que a minha música não tomava; “característica que ela achou interessante”...
Conversar com Telo Borges, sendo a iniciativa dele, a respeito do interesse de observar minha música com mais detalhes e a possibilidade de grava-la em um dos seus projetos me deixou muito feliz... Ser analisado por pessoas assim nos dá vontade de continuar!!!
O que falar da sinceridade de Stênio Marcius em fazer elogios e também críticas extremamente bem recebidas por nós! É muito bom saber onde temos que melhorar e agradecemos muito pessoas que conseguem criticar com sensibilidade e conhecimento pra nos aprimorar...
Bem, o Sarau no sábado foi um absurdo de bom!!! Teve homenagem a Jorge Rehder, teve teatro, muita música boa e o encerramento com Wanda Sá tocando “Desafinado” e outras músicas cristãs e dando o seu testemunho... Telo Borges cantando a música em parceria com Milton Nascimento que ganhou o Grammy ... Várias do Clube da Esquina... Valeu a pena, ou por que não dizer, foi inesquecível!!!
Pessoal, orem por nós! Nós desejamos de coração, gravar parte de minhas músicas e realizar um trabalho que mostre o mesmo Deus de sempre de uma maneira que os ouvidos dos crentes estão desacostumados a ouvir: Com muita poesia, muita brasilidade... enfim, canções de brasileiro pra brasileiro: - um grito de independência em meio a um turbilhão de porcaria que tem sido pregada por meio da música e consumida pelos cristãos com pouca opção de escolha: ou leva coisa ruim ou nada!!!
Eu creio que nossa cultura (brasileira) pode ser regenerada e ser plenamente cativa a Deus... Creio que seremos cobrados pela criatividade não aplicada e também não devolvida a Deus.
Vamos devolver a Deus o que Ele deu ao nosso povo: Muitos sambas, muitas modas de viola, muitos chorinhos, muito baião, xote, frevo.... muita música urbana brasileira...
Vamos nacionalizar o nosso louvor!!! Vamos tocar os hinos tradicionais em ritmos brasileiros.... Ninguém põe um terno em um africano e o faz tocar um piano.... Vamos bater pandeiro e tocar viola!!!! “...com instrumentos de dez cordas...” Faça seus versos, recite em sua igreja, toque seu violão... fale da realidade do seu bairro, de seus amigos, enfim, vamos ser mais brasileiros!!!

Um comentário:

  1. Fala Saulera, cara o sarau foi demais mesmo, pena que nao pude ir pra te ver... mas nao faltarao oportunidades.

    sucesso garoto!!

    ResponderExcluir