quinta-feira, 13 de agosto de 2009

“Apelo Xingu”

Os índios Kaiwas e Guaranis travam ainda nesta década uma antiga batalha contra os brancos, como sempre fazendeiros, por alguma demanda de terra... Gostaria de relatar alguns pensamentos que me incomodaram de ontem para hoje.
Afinal, de quem é a terra? Claro que ela tem um dono que por sinal, bem menos poderoso que Deus, apesar de - o suposto dono – não acreditar nisto.
O que mais me envergonha quando penso no Brasil é o verdadeiro “banquete de hipócritas” compartilhado e difundido em meio as supostas autoridades. Não consigo acreditar que fazendeiros comprem do governo, terras indígenas... São improdutivas? Que se dane!!! Na nova constituição de 88 (segundo A’uwe – Cultura), se vocês quiserem consultar, o índio tem direito “primeiro” ao território... Acontece que algumas tribos são nômades e vivem em ciclos, ex: Caçam, pescam, colhem frutos e plantam para subsistência, depois partem para outro local não muito distante e deixam a terra e a natureza descansando; “Que exemplo ambiental!”. Aí então alguns espertinhos tomam aquela terra e soltam alguns boisinhos. Até quando isto vai acontecer?
Assisti ontem um conflito entre índios e fazendeiros e alguns destes palhaços, em frente as câmeras, dispararam tiros contra os índios! Agora imaginem o que eles fazem longe das câmeras?
Como disse um velho Índio: -Índio não é bicho!
Vamos orar pela missão “Caiuá”, se possível contribuir e também cobra-la! E cobrar nossa querida igreja Presbiteriana que envia uma miséria de recursos para uma das missões mais importantes deste país! Ou porque não dizer do mundo!
O Índio é lindo!
Vou tentar, até o final do ano, enviar um manifesto ao supremo concílio da IPB para que revejam os recursos financeiros da missão. Me ajudem nessa!!!